Importante destacar que Ibarama é um Município essencialmente agrícola, que conta com a Secretaria da Agricultura no incentivo da produção agrícola, de modo a aumentar a produtividade e qualidade de vida no meio rural.
A cultura do fumo é de grande relevância no Município, mas a Secretaria procura também ajudar na diversificação de outras culturas, como o feijão, o milho através do programa Troca-Troca, o milho crioulo com cursos de aprimoramento as mulheres responsáveis pelo Moinho Colonial, a produção de hortigranjeiros e fruticultura e a comercialização de produtos coloniais que tem sido uma crescente alternativa de renda para várias famílias Ibaramenses.
A Secretaria visando melhorias na vida rural, auxilia os agricultores no plantio e preparo de solo através de maquinas e equipamentos agrícolas; realiza através dos técnicos a Inseminação Artificial em bovinos; realiza encomenda de mudas frutíferas, de alevinos; auxilia em poda de árvores frutíferas; realiza a manutenção da iluminação pública e manutenção nas redes elétricas.
É de preocupação desta pasta a falta de água nas comunidades, sendo assim, a Secretaria trabalha na construção de fontes drenadas e vários projetos visando buscar recursos do governo para construção de redes de água potável para as comunidades que ainda não dispõem deste benefício. Importante ressaltar, que seis comunidades já foram beneficiadas e recebem água potável em suas casas sem custo, totalizando 210 famílias beneficiadas nesta administração.
A Secretaria trabalha nas campanhas Estaduais de vacinação de bovinos, onde o Município dispõe de Inspetoria Veterinária que realiza todas as funções de cadastros, guias de transporte, baixas, entre outras.
Segundo a Lei Municipal Nº 1.138, DE 10/05/2006, a Secretaria Municipal de Agricultura e Fomento Econômico, tem por tarefas basilares o incremento ao desenvolvimento municipal da agricultura e do Meio ambiente, nas atividades agropastoril e de orientação aos financiamentos junto as instituições financeiras, de ações planejadas com órgãos dos governos Federal e Estadual, em caráter técnico ou econômico, de modo permanente, entre elas, obras de saneamento, a construção e a preservação de parques e jardins, a manutenção de prédios e setores municipais no âmbito paisagista, de cultivo ou de criação agropastoril. A canalização pluvial,no fomento da agricultura, a atenção ao meio ambiente em ações na forma de parceiras, com as demais secretaria municipais, e entidades externas, inclusive privadas, em convênio, cooperação, etc. Regionalização de projetos de interesse e outras tarefas correlatas, sendo sua representação gráfica designada na forma do parágrafo primeiro.
Integram a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente as seguintes unidades administrativas:
a) DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE;
b) DEPARTAMENTO DE AÇÕES RURAIS;
c) DIVISÃO DE PATRULHA AGRÍCOLA.