[14/09/2021] Semana Farroupilha nas Escolas Municipais
Na sexta-feira, 10 de setembro, ocorreu a recepção dos cavaleiros do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Espora de Prata que chegaram à Ibarama trazendo a Chama Crioula. O momento marcou a abertura oficial da Semana Farroupilha no Município, que tem o apoio da Administração Pública Municipal.

Buscando sempre fomentar a Cultura em Ibarama, numa parceria entre SMECTD e CTG Espora de Prata, estão sendo realizadas atividades relacionadas à Semana Farroupilha nas Escolas Municipais. Representantes do CTG Espora de Prata e da SMECTD estão indo às Escolas onde explicam aos alunos sobre a indumentária gaúcha, a figura do cavalo e a encilha, bem como hábitos e costumes da tradição gaúcha.

A Semana Farroupilha ocorre de 12 a 20 de setembro. Nessa Revolução não houveram vencidos nem vencedores, que durou 10 anos e finalizou com um acordo de paz.

Neste ano a homenageada é Anita Garibaldi, representando todas as mulheres. Mulheres que representam o espírito guerreiro de Anita, que enfrentam, diariamente, suas batalhas e escrevem sua própria história. SOMOS ANITA é uma reverência a todas as mulheres que assim como Anita Garibaldi deixaram e deixarão suas marcas escritas pela luta e pelo destemor. Todas estas mulheres representam outros milhares de mulheres que são as Anitas da atualidade.

Confira o cronograma de visitas do CTG Espora de Prata nas próximas escolas:

Emef José de Anchieta: 14 de setembro;
Emef Luiz Augusto Colombelli: 16 de setembro;
Emef Edwaldo Henrique Drews e Emei Pingo de Gente: 17 de setembro.