[05/08/2021] Ibarama é contemplada na seleção de projetos da Fundação Luterana de Diaconia
A Associação das Mulheres Agricultoras de Ibarama (AMAI) teve projeto selecionado a0través do Edital FLD I/2021 – Fortalecimento e soberania de territórios frente à pandemia de Covid-19, da Fundação Luterana de Diaconia, sendo que foram mais de 130 projetos inscritos, contemplando 30 iniciativas das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país.

O projeto “Mulheres Rurais: Protagonistas na preservação da agrobiodiversidade crioula e promotoras da segurança e soberania alimentar” será desenvolvido no município de Ibarama com abrangência regional, e tem como objetivo de incentivar a produção e comercialização de sementes crioulas, promovendo a segurança e soberania alimentar e nutricional sustentável das famílias em vulnerabilidade social, povos e comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas) buscando a socialização dos conhecimentos nas distintas gerações, valorizando o saber local e o protagonismo das mulheres, para que haja um crescimento horizontal do resgate, preservação e multiplicação das sementes crioulas.

As principais ações propostas pelo projeto serão a aquisição de sementes crioulas dos guardiões de Ibarama, para promover a comercialização e o escoamento da produção, bem como a valorização das ações destes agricultores, no resgate, preservação e multiplicação. E realizar a doação destas sementes, em forma de kit, às famílias de agricultores em vulnerabilidade social, povos e comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas).

Assim, espera-se que as famílias possam produzir para o autoconsumo e melhorar a segurança e soberania alimentar nas propriedades rurais, estas deverão cultivar, cuidar, multiplicar e doar estas sementes para outros grupos, atingindo um maior número de pessoas no futuro, preocupadas com a
responsabilidade coletiva.

O projeto será executado pela AMAI, em parceria com a Emater/RS-Ascar, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas e Prefeitura Municipal de Ibarama, havendo um recurso disponível de R$10.000,00.