[04/04/2019] 4ª Conferência Municipal de Saúde de Ibarama
Aconteceu no dia 04 de Abril no Centro de Eventos Municipal a 4ª Conferência Municipal de Saúde de Ibarama/RS, tendo como tema: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS.
O público foi recebido pelo Prefeito Municipal, senhor André Carlos Da Cas junto ao Presidente do Conselho Municipal de Saúde, senhor Gilson Rodrigues e a Secretária Municipal de Saúde, senhora Catiele Matana.
Na parte da manhã, os participantes foram agraciados com a palestra da Doutora Ana Zoe Schilling, enfermeira, professora e Sub Chefe de Departamento de Enfermagem e Odontologia da UNISC.
A tarde houve a apresentação Cultural do Grupo Municipal de Danças Italiana ministrado pela Professora Andrielli Bernardi. Após retomando as atividades propostas, aconteceu a formação de 4 grupos onde foram discutidos os eixos temáticos da conferência: Saúde como direito, consolidação dos princípios do SUS, financiamento adequado e suficiente para o SUS, gestão que unifique o SUS.
Os grupos também analisaram a situação da saúde a nível local, estadual e nacional e a partir destas avaliações e discussões, indicaram caminhos que venham a atender as necessidades da população buscando assim, garantir um acesso aos serviços e ações de saúde com equidade, integralidade e melhor qualidade.
Após a explanação de cada grupo e suas considerações a respeito das propostas apresentadas houve a eleição dos delegados para representar o Município na 8ª Conferência Estadual de Saúde que acontecerá em Porto Alegre de 24 a 26 de maio de 2019. São eles:
Segmento usário - Titular:Deise Elisa Abé e suplente Gilson Rodrigues;
Segmento Gestores/prestadres e trabalhadores em saúde -Titular: Magui Folgiarini e suplente: Andreza Carla Sperafico.