Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Acessibilidade Página Inicial
Ibarama/RS, Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2017
MENU

Histórico

 A população do município de Ibarama é constituída de italianos 65 %, alemães 25%, e mestiços 10%. Os primeiros registros de moradores do município, datam de 1838 na região extremo sul, mais precisamente nas localidades de Linha Ressaca, Novo São Paulo, Linha Araçá e Arroio Grande, sendo constituída, em um primeiro momento, por imigrantes e descendentes de alemães. Porém a colonização mais expressiva teve início no período de l875/1889, com a chegada de imigrantes e descendentes de italianos oriundos de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi e Silveira Martins, as primeiras famílias que chegaram eram: Lazzari, De Bona, Da Cas, Colombelli, Capeletti, Pasa, Dal Ri, Nardi, Bridi, Scotta, De Gaspari, Ruoso, Menegassi, Dalazen, Lazzarotto, entre muitas outras. Estas famílias foram atraídas pelas terras férteis, com características físicas semelhantes as de seu país de origem, ou seja, a Itália. Convém salientar, que pelo motivo do grande número de descendentes e imigrantes italianos, a maior parte da população é de religião católica, sendo a Igreja São Paulo  a primeira a ser construída em nosso Município, devido a fé que o povo devotava a este Santo. Em nosso Município, também existe importantes regiões de colonização alemã, em que predomina a religião Protestante.

Com o passar do tempo foram chegando em nosso Município pessoas de outras origens, as quais, foram sempre bem acolhidas, formando assim, a atual população, que possui um espírito empreendedor, em busca constante do progresso local e regional. Ibarama pertenceu inicialmente ao Município de Soledade, integrando o 4º distrito, cujo o nome era Vila Jacuí, sendo formada por Ibarama, Sobradinho, Passa Sete, Lagoa Bonita do Sul, Segredo e Arroio do Tigre. Com a emancipação de Sobradinho no dia 03 de dezembro de 1927, foram criados vários distritos, entre eles o de Ibarama, com a denominação de São Paulo, 2º distrito deste Município. O então distrito de São Paulo teve sua denominação alterada para Ibarama através do Decreto Municipal nº 06, de janeiro de 1945, conforme o ato do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, publicado no Diário Oficial do Estado em 28 de dezembro de 1944. O nome Ibarama tem sua origem no Tupi-guarani, que significa “Terra das Árvores”. Abá ou Ubá (árvore) e rama (terra, no sentido Pátria). Ibarama passou a se chamar “Vila Ibarama”, até que surgiu o movimento emancipacionista.

No dia 20 de setembro de 1987, em consulta plebiscitária  “realizada em clima de alegria” o nosso povo teve a coragem de enfrentar o desafio, votando na sua grande maioria a favor da emancipação, da antiga Vila Ibarama. No dia 15 de dezembro de 1987, foi sancionada pelo Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Senhor Pedro Jorge Simon, a Lei nº 8485 que criou  o município de Ibarama, sendo que no dia 1º de janeiro de 1989, foi implantada a 1ª Gestão Administrativa deste município.